Leila Gusmão

Leila é terapeuta ayurveda pelo Instituto Hindu Naradeva Shala, especialista em alimentação e saúde da mulher, graduanda em Nutrição, autora do blog Ayurveda na Alma e facilitadora de cursos e workshops sobre Ayurveda.

 

Tem como paixão partilhar suas (re)descobertas, estudos, inspirações e aspirações sobre o mundo do Ayurveda, das filosofias integrativas, das culturas e saberes tradicionais e do resgate ao feminino.

QUER SABER MAIS SOBRE MIM?

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA MINHA HISTÓRIA

A minha biografia profissional se mistura com minha busca pessoal e sinto dificuldade em falar de carreira sem me embrenhar na jornada que trilhei para representar este papel que exerço hoje com ayurveda, feminino, culinária e autoconhecimento

Essa fase da minha vida se chama transição...

Quando cursei minha primeira graduação, em Estética e Cosmetologia Aplicada, em Belo Horizonte vislumbrei montar uma clínica de estética para saciar meus maiores anseios, que era de ter sustento financeiro, aliando o cuidado com as mulheres, oferecendo um ambiente acolhedor e de auto cura para que possam se sentirem mais confiantes de sí

Fui itensa nessa decisão, e pude viver essa fase por mais de 12 anos, no qual tive experiência em gerenciar minha clínica de Belo Horizonte, participar de franquias de estética em São Paulo, e tive a oportunidade de viajar o Brasil dando treinamentos e cursos na área da beleza

Mas notei que meus objetivos foram mudando, e agora queria chegar nas pessoas não de fora para dentro, como o que a estética propunha, mas sim, de dentro para fora...

Essa fase da minha vida se chama busca de essência...

Ainda em São Paulo e já casada, eu e meu marido encontramos em nossas angústias o desejo de aprofundar no autoconhecimento. Haviam perguntas que precisavam de respostas.

Foi então que iniciamos uma jornada de auto descoberta. Estudamos, fizemos cursos, mergulhamos, nos especializamos em várias áreas de interesse, e conforme íamos conhecendo um pouco sobre aquilo, mais necessidade fomos sentindo de ir além. Foram vários estudos que nos deram base para o que somos hoje:

  • Kabbalah

  • Astrologia

  • Física quântica

  • Geometria Sagrada

  • Alquimia

  • Medicina da terra

  • Numerologia

  • Medicina natural com ervas

  • Xamanismo

  • Hipnose e PNL

  • Tarot e runas

  • Agrofloresta

  • Bioconstrução

  • Permacultura

  • Cosmética Natural

  • Culinária vegetariana

E junto com anos de estudo e aprofundamento, fomos mudando de dentro pra fora.

 

O vegetarianismo veio quando conheci meu marido, um presente do nosso matrimônio, que no início parecia presente de grego, pois eu não sabia e não gostava de cozinhar, ainda mais a culinária vegetariana.

Esse capítulo da minha história envolveu o desenvolvimento de muita maturidade...

Maturidade para curar a minha relação com a alimentação, maturidade para desenvolver paciência com minhas dificuldades na cozinha, maturidade para desabrochar em mim a verdadeira nutrição, que não era meramente a ingestão de comida, mas sim, mostrar ao meu corpo que o Universo era capaz de me nutrir.

Desde então, fiz meu livro de receitas, busquei entender sobre "laticínios" veganos, vários tipos de fermentações e culturas de probióticos, produção de pães de fermentação natural, uso de temperos, diferenciação de pratos e técnicas culinárias.

 

... em uma viagem à Visconde de Mauá - RJ, onde me hospedei em um chalé com estrutura de bioconstrução, e conheci a dona do espaço, que hoje é uma amiga. Ela me apresentou ao Ayurveda através de sabores que me mostraram uma nova maneira de sentir os alimentos no meu corpo. Dali pra frente eu tive certeza do rumo que precisava tomar.

 

Iniciei a formação em Ayurveda poucas semanas depois do meu encontro com essa amiga. Lembro-me que ao sair da primeira aula meu corpo inteiro vibrava uma intensa sensação de felicidade, um sentimento que nunca havia sentindo daquela forma, era um sentimento profundo de certeza em meio a períodos de grandes incertezas.

 

Em 2015 terminei a minha primeira formação, em Terapeuta Ayurveda, pelo Instituto Hindu Naradeva Shala. Dali em diante fiz outros cursos e especializações de Ayurveda, sempre com foco no feminino e na culinária, minhas grandes áreas de interesse.

Com o Ayurveda, veio a necessidade de ingressar em uma segunda graduação, em Nutrição, já morando na cidade de Santos.

 

Desde então venho me dedicando nessa área, dando cursos, retiros, palestras, consultas, entrevistas, consultorias, construímos móveis ayurvédicos, desenvolvemos a empresa Gaiatree (atualmente em fase de pausa) para dar vasão à esse rico universo que é o Ayurveda, os saberes da terra e da culinária.

E foi nessa época que conheci o Ayurveda

E quando se fala de culinária, não tem como dissociá-la de cultivo e plantio de alimentos de forma sustentável.

Esse próximo capítulo da minha história me mostrou que cuidar da terra nos dá o poder de criar uma realidade de abundância e fartura

Foi aí que vieram os estudos de permacultura e agrofloresta. E em uma vivência profunda de Agrofloresta no Sítio Semente - DF, mais uma chave dentro de mim virou.

 

Foi nesse período que decidi tirar o anticoncepcional, este mediamento que eu já tomava há mais de 15 anos e havia tentado retirar outras vezes sem sucesso devido às difíceis reações do meu corpo. E foi nesse período também que fomos em busca do nosso próximo passo: a compra do nosso terreno na natureza.

 

A potência de mexer com a terra e criar alimentos à partir do sol e dos elementos da natureza mudam a nossa biologia. E dessa alquimia uma semente de puro amor germinou dentro de mim.

Foi e 2018 que compramos o nosso Sítio, em parceria com dois amigos de longa data, e também que a nossa filha Luna nasceu.

O nascimento de nossa filha nos fez ter mais certeza de que este caminho é o que desejamos oferecer para o futuro dela. E este capítulo de nossas vidas se chama transição da cidade para o campo.

Com a pandemia nosso trabalho mudou, saímos do formato presencial e passamos para o teletrabalho.

Por conta dessa mudança estrutural, vimos ali a oportunidade de nos mudar para o campo, há poucos minutos do nosso sítio.

 

Nesta fase temos novos desafios, que é estruturar nossa propriedade com mais de 64 mil metros quadrados, cujo últimas décadas serviu de pasto para gado, para receber um massivo trabalho de reflorestamento e regeneraçã, com implementação de agrofloresta, hospedagem, salão para retiros e vivências com foco em Ayurveda e desenvolvimento humano e também é onde será cede da Escola Warldorf Canto da Mantiqueira.

O nascimento de nossa filha nos fez ter mais certeza de que este caminho é o que desejamos oferecer para o futuro dela.

 

 

 

 

Com a pandemia nosso trabalho mudou, saímos do formato presencial e passamos para o teletrabalho.

Por conta dessa mudança estrutural, vimos ali a oportunidade de nos mudar para o campo, há poucos minutos do nosso sítio.

 

Nesta fase temos novos desafios, que é estruturar nossa propriedade com mais de 64 mil metros quadrados, cujo últimas décadas serviu de pasto para gado, para receber um massivo (e amoroso) trabalho de reflorestamento e regeneração, com implementação de agrofloresta, hospedagem, salão para retiros e vivências com foco em Ayurveda e desenvolvimento humano e também é onde será cede da Escola Waldorf Canto da Mantiqueira.

Essa história está apenas começando, fique comigo nessa jornada. Desejo um dia receber você por aqui ♥

E este capítulo de nossas vidas se chama transição da cidade para o campo.